O "Mapa de Ações Afirmativas" consiste em um mapa ilustrativo e georreferenciado dos modelos vigentes de cotas raciais em concursos públicos no Brasil. Seu objetivo é sistematizar e difundir informações atualizadas sobre o funcionamento das cotas raciais em concursos públicos e sobre os beneficiários desta política. As experiências existentes são identificadas nos níveis nacional, federal, estadual e municipal, mapeando os diversos marcos jurídicos existentes.

    O Mapa insere-se no âmbito do projeto de pesquisa "Ações Afirmativas e Burocracia Pública", do Colégio Latino-Americano de Estudos Globais, e é financiado pela Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAP-DF e apoiado pela Faculdade de Direito, da Universidade de Brasília, e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - FLACSO.

    Clicando sobre os pontos do mapa é possível visualizar os dados referentes a cada entidade. No ícone da lupa é possível inserir filtros por abrangência, público alvo, percentual de vagas reservadas, existência de Comissões de Verificação de Autodeclaração, reserva para cargos comissionados, além de leis não mais vigentes.